quarta-feira, 18 de agosto de 2010

História do Colégio 2 de Julho


No dia 18 de outubro de 1924, inicia-se a história de nosso Colégio, data em que desembarcaram em Salvador o casal Peter Garret Baker e Irene Hight Backer, ele pastor da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos e ela professora. Ambos estavam iniciando uma bela missão em terras brasileiras através da educação. O sonho teve segmento em 1926, quando o casal criou uma “escolinha” nas imediações do Dique do Tororó, para dar atendimento gratuito, às crianças pobres da região.
Em 1927, outro marco da instituição: é criada a Escola Americana, no Bairro Canela, sendo este, o ano fixado como o de criação do Colégio 2 de Julho, sucessor da Escola Americana. No ano de 1938 a missão presbiteriana norte-americana adquiriu o Palácio Conde dos Arcos, no bairro Garcia, local onde funciona até a presente data e vários outros prédios vieram a ser construídos para atender a grande demanda do Colégio.
Os 22 mil metros quadrados situado a poucos metros da Praça Campo Grande foram gradativamente sendo ocupados, instaladas 58 salas de aula, laboratórios diversos, ginásio de esportes coberto, quadras, piscina e um prédio para a Educação Infantil. Ampla área para estacionamento e para a convivência dos estudantes. Nesses 80 anos de existência, o Colégio 2 de Julho desempenhou de modo significativo a história da educação na Bahia. Milhares de estudantes passaram pelo Colégio e aqui desenvolveram seu potencial de inteligência e de recursos humanos para a formação de sua personalidade e de sua capacidade de liderança. Hoje estão no exercício profissional com muita eficiência e sucesso, no campo da ciências e das artes e sobretudo no compromisso de construir relações humanas justas.

Como é bom saber que fazemos parte dessa história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário